Para, por e com criança: conheça a exposição Criaturas Fantásticas – Criança na Plateia

Uma exposição que coloca a criança como peça fundamental de uma experiência cultural. Recursos lúdicos, sensoriais e participativos compõem a mostra Criaturas Fantásticas, aberta no MUMA – Museu Municipal de Arte, no Portão Cultural. A entrada é gratuita.

Esqueça a contemplação de uma mostra. Afinal, como seria um museu aos olhos de uma criança? Foi para esta pergunta que as produtoras culturais Ana Hupfer e Flavia Milbratz, da Gloriosa Produção Cultural, foram em busca de respostas. Para isso, fizeram uma sensível pesquisa na fonte: conversaram com crianças de todas as idades; as levaram a museus; perguntaram o que elas ver em um museu. E a partir disso construíram a exposição Criaturas Fantásticas.

“Nos deparamos com duas máximas: criança gosta de tocar, gosta de ver com o olhos e criança também gosta de interagir, de se sentir protagonista”, contou Ana Hupfer em entrevista ao Criança na Plateia. O resultado é uma mostra formada por oito dispositivos que ocupa mais de 400 metros quadrados do Portão Cultural. “Chamamos de dispositivos porque eles só se tornam obras de arte a partir do olhar, da ação de uma ou mais crianças”, explica Ana.

Entre eles, tem a Bici Arco-Íris formada por quatro estruturas que lembram uma bicicleta. Quando ela é pedalada projeta uma cor na parede e o som de um instrumento. Quando todas são pedaladas juntas, forma-se um arco íris e um som de harmonia. “Aliás essa é uma das propostas da exposição também, mostrar para os pequenos que uma experiência sozinho tem um resultado, e que quanto estamos na companhia de mais crianças acontece de outro jeito”, ressalta a produtora.

Outro espaço é o Eu No Museu, que oferece um conjunto de obras que são formadas e mudadas conforme a interação da criança com a peça. Toda a visita é acompanhada por mediadores preparados para facilitar a visita, explicar cada área.

Por tudo isso a mostra é feira para, por e com criança. E é para todas as idades. A entrada é gratuita e pode ser visitada de terça a domingo, das 10h às 19h.

Portão Cultural – Av. República Argentina, 3430.

Compartilhar: