Clássicos infantis inspiram peças de teatro para crianças – Criança na Plateia

Começa neste final de semana e se estende durante todos os sábados e domingos de março, o I Festival Clássicos do Abração, no Teatro EBANX Regina Vogue. Três grandes clássicos que encantam crianças e adultos serão apresentados de um jeito único.

A Bela e a Fera, Alice no País das Maravilhas e O Mágico de Oss foram os espetáculos escolhidos para encabeçar esse festival que sim é preciso ter muita criança na plateia. Isso porque a Cia do Abração possui, pelo brilhante olhar artístico de Letícia Guimarães, sua diretora, uma capacidade ímpar de levar para o teatro histórias que todos conhecemos, mas de uma forma que surpreende.

No primeiro, A Bela e a Fera, que será apresentado dias 09 e 10 de março, o embalo é dado pelo samba, pelo ritmo do Carnaval, pelas marchinhas que não ficam eternizadas em nossos corações. E nesta releitura, Bela pede ao seu pai, um ex-compositor de sambas, que lhe traga de presente o Samba da Rosa. Eis que seu pai escuta um samba vindo do castelo da Fera. E a partir daí se desenrola a peça que mostra que a beleza interior é muito mais valiosa que a aparência; que as virtudes humanas e o amor são essenciais na vida de qualquer pessoa.

Já em Alice no País das Maravilhas, a Alice, o Coelho, o Chapeleiro Maluco e a Rainha das Histórias entram em cena para contar esse clássico infantil do mundo de faz de conta. A música foi inspirada no tropicalismo embala as cenas. Aqui, o Coelho não se preocupa com o tempo, é sim um guardião das histórias que Alice nunca ouviu e corre o risco de nunca ouvir porque a Rainha das Histórias quer manter tudo igual, sem novos pensamentos, novas identidades. Como Alice vai conseguir se encontrar, conseguir sua liberdade de expressão?

E na adaptação de O Mágico de Oss, o público vai ver a pequena Doroti fazer uma viagem psicodélica. E isso já é notado pelo figurino do espetáculo que remete a plateia ao Japão. Nessa história, ela é uma menina muito egoísta e brava, e em um dos seus ataques de fúria é abduzida por um furacão. Até aqui tudo é preto e branco, até chegar ao mundo da imaginação onde tudo ganha cor. Como no texto original, ela também encontra um espantalho sem cérebro, um homem de lata sem coração e ao invés de um leão, um tigre covarde.

Todas as três peças são voltadas a crianças de todas as idades pelo visual e magia que cercam os 60 minutos de apresentação. Cada espetáculo tem uma data e horário, ver abaixo. O Teatro Ebanx Regina Vogue fica no Shopping Estação. Os ingressos estão à venda pelo Disk Ingressos e na bilheteria do teatro a R$ 25 a meia entrada.

Programação

Dias 09 e 10 de março, às 15h, A BELA E A FERA.

Dia 16 de março, às 15h, e dia 17 de março às 11h30, O MÁGICO DE OSS.

Dias 23 e 24 de março, às 15h, ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS.

Compartilhar: